segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Evolução

A Evolução Biológica é conteúdo do currículo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que deve ser considerado, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, PCNEM, como um eixo integrador entre Zoologia, Botânica, Genética e Biologia Molecular, por se tratar da base do desenvolvimento da vida no planeta (BRASIL,1999). Mesmo com essa recomendação, a Evolução Biológica ainda é abordada pela maioria dos professores como um assunto isolado, tornando mais difícil para os alunos a compreensão de seus conceitos e processos e a sua importância no dia-a-dia. Este fato, segundo Cicillini (1997), está relacionado, principalmente, à falta de conhecimento conceitual dos professores em relação à Evolução Biológica e seu ensino.
A importância da Evolução para o ensino de Biologia é tanta que, apesar de o termo Biologia ter sido empregado por Jean Baptiste Lamarck e Gottfried Reinhold Treviranus no início do século XIX, as Ciências Biológicas só se tornaram uma Ciência autônoma e legítima quando a evolução foi articulada como uma teoria, a partir da publicação do livro “A Origem das Espécies (do original, em inglês, On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life), por Charles Darwin em 1859. A partir disso, iniciou-se o processo de unificação das Ciências Biológicas, com a gradativa substituição das disciplinas escolares como Zoologia, Botânica e História Natural pela disciplina escolar Biologia, tendo a Evolução Biológica como teoria estruturante e organizadora dos conhecimentos escolares em Biologia. Mais tarde, com o surgimento e o avanço da Genética nas primeiras décadas do século XX, houve uma ressignificação do Darwinismo e, como conseqüência a idéia de unificação das Ciências Biológicas ganhou força (Selles e Ferreira, 2005).
Muitas são as críticas aos modelos empregados com relação ao ensino da Evolução Biológica na Educação Básica, tanto quanto à seleção de conteúdos, quanto à organização destes e os métodos de ensino.
Para Rosenthal (1990), o ensino de Biologia vem seguindo um padrão memorístico e descritivo, o que vai contra as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Segundo os PCNs, “A aprendizagem na área de Ciências da Natureza, o que inclui a Biologia, significa que o aluno possa compreender e utilizar o conhecimento científico para explicar situações, além de planejar, executar e avaliar as ações de intervenção na realidade” (Brasil, 1999).Os problemas envolvendo os métodos de ensino em Biologia também são evidentes no que diz respeito ao ensino de Evolução Biológica. Estudos realizados por Bizzo (1997) e Carneiro (2004), têm demonstrado como ocorrem equívocos quanto à interpretação dos processos evolutivos por parte de alunos e professores.
Uma boa alternativa é utilizar vídeos, charges, tirinhas e textos de divlugação científica para discutir este assunto com os alunos. O link abaixo é de um vídeo bem interessante e divertido sobre evolução. Traz a possibilidade de discutir com os alunos o que se aproxima do real e os problemas em como os fatos relacionados à evolução biológica acontecem no vídeo.
http://br.youtube.com/watch?v=6HnkeFuqf6Y

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